PROJETOS


1.     IDENTIFICAÇÃO:

                   

2.                 TEMA:

            Adaptação das crianças do maternal II B


3.                  PROBLEMÁTICA:

            De que maneira podemos inserir a criança na instituição de educação infantil, sem que seja uma situação estressante para os pais e para as crianças?


4.     JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem intuito de trabalhar o processo de adaptação das crianças de forma lúdica e prazerosa. Sabe-se que toda situação nova, tanto para as crianças como para os adultos é uma situação incômoda, pois tira o indivíduo da sua “zona de conforto”. E encarar o desconhecido é sempre uma condição estressante. E para avançarmos esse período, precisamos de muita paciência, atenção e carinho para com as crianças, pois esse processo de adaptação pode ser curto ou longo na qual depende de cada criança, pois as mesmas reagem de forma diferente à entrada na instituição. Algumas delas em poucos dias estão plenamente adaptadas, outras levam mais tempo, exigindo dos adultos, professores, diretores, coordenadores e famílias maior disponibilidade e atenção.


5.                 OBJETIVO GERAL:

Vivenciar a rotina na educação infantil de forma lúdica e prazerosa.


6.                 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü                 Conhecer dependencias do CEI;
ü                 Integrar-se com amigos e professores;
ü                 Explorar espaços coletivos;
ü                 Participar das atividades diárias e coletivas;


7.                 PROCEDIMENTOS:

ü                 Passeios pelo CEI;
ü                 Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;
ü                 Brincadeiras livres no pátio;
ü                 Participação de atividades em outras salas;
ü                 Integração com demais crianças do CEI;
ü                 Conhecer demais funcionários do CEI;
ü                 Realizar brincadeiras coletivas em outras turmas;
ü                 Realização de peça teatral;



8.                 FUNDAMENTAÇÃO:

Para que adaptação seja menos estressante para os pais e crianças o professor, deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o processo de adaptação e socialização da mesma. Segundo Débora Rana, coordenadora pedagógica da Escola Projeto Vida, em São Paulo, explica que:

(...) ao sair do ambiente familiar, a criança aos poucos deixa a fase de anomia, que é o desconhecimento das regras sociais, e passa para a heteronomia, ou seja, começa a reconhecer as normas de convívio, mas ainda não as incorpora. A adaptação, portanto, nada mais é do que uma passagem bem marcada da primeira para a segunda fase. "O processo é demorado e somente ao longo da vida ela chega à autonomia, tornando-se responsável pelos seus atos." 


Crianças que choram, pais inseguros e preocupados é um cenário comum no início do ano letivo. O momento é tenso para ambos e o professor neste contexto tenta mediar estas situações tranqüilizando crianças e pais. E desta forma proporciona um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. O Referencial Curricular da Educação Infantil ressalta

A maneira como a família vê a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranqüilidade, contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição. Reconhecer que os pais são as pessoas que mais conhecem as crianças e que entendem muito sobre como cuidá-las pode facilitar o relacionamento. Antes de tudo, é preciso estabelecer uma relação de confiança com as famílias, deixando claro que o objetivo é a parceria de cuidados e educação visando ao bem-estar da criança. (RCNEI, 1998, p.80)



A chegada da criança na instituição de educação infantil é algo que deve ser prazeroso para criança e sobre tudo a mesma deve ser bem acolhida pelos profissionais, para que a sua adaptação aconteça de forma gradativa.




9.                  CRONOLOGIA:

            Este projeto será realizado no primeiro semestre deste ano.




10.              REFERÊNCIAS

ADAPTAÇÃO: O FIM DE CINCO MITOS. Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/adaptacao-fim-cinco-mitos-educacao-infantil-515710.shtml. Acessado em 05/10/2010.


REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. V.1.



11.              AVALIAÇÃO


- Avaliação durante o projeto;
- Avaliação da situação anterior;
- Situação atual;
- Culminância.